O Instituto de Direito Penal Económico e Europeu (IDPEE) é um centro de ensino, formação avançada e pesquisa, associado do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que se propõe ministrar cursos e realizar investigação na área do direito penal.

Em colaboração com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, o IDPEE tem vindo a organizar, consecutivamente desde 1997, o Curso de Especialização em Direito Penal Económico, Internacional e Europeu, de frequência aberta aos licenciados de todos os quadrantes. O programa do curso reflecte a preocupação em considerar os problemas levantados pelo direito penal económico nas suas várias dimensões: dogmática, criminológica, político-criminal e pragmático-processual. Além disso, os recentes desenvolvimentos do processo de integração europeia não deixam incólumes os ordenamentos jurídico-penais dos Estados membros, sobretudo na área do direito penal económico, merecendo por isso um enquadramento temático próprio. Este curso tem vindo a realizar-se também em São Paulo, no Brasil, em colaboração com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Ainda no âmbito da formação, o IDPEE tem promovido cursos breves e seminários sobre temas actuais e de particular relevância no contexto sócio-económico como a corrupção, os crimes patrimoniais, a criminalidade no espaço europeu e os programas de compliance.

No domínio da investigação, o IDPEE tem participado em vários projectos e tem igualmente promovido a divulgação e a publicação de estudos científicos na área do direito penal e da criminologia através da sua revista, a Revista Portuguesa de Ciência Criminal, e através da colectânea Textos Doutrinários de Direito Penal Económico e Europeu, que conta já com três volumes. Além disso, tem organizado, em realizações autónomas e em associação com o Instituto Jurídico, conferências e colóquios internacionais